Monday, 5 November 2007

Guy Fawkes

Remember, remember, the 5th of November. Talvez tenha passado meio despercebido no Brasil mas o filme V for Vendetta (que aliás eu recomendo!), lançado no ano passado, é inspirado na história de Guy Fawkes.

O cara não é conhecido no Brasil (eu pelo menos nunca tinha ouvido falar), mas a história é famosa nos países do Commonwealth.

Guy Fawkes foi preso em 5 de Novembro de 1605 enquanto tentava executar o que teria sido um dos primeiros ataques terroristas em grande escala da história: detonar uma tonelada de explosivos no porão do Palácio de Westminster para matar o rei James I, a família real e boa parte de aristocracia e do parlamento britânico.

O cara foi pego (infelizmente, dizem uns) com a boca na botija. Ou mais literamente, com o fósforo na mão. Foi preso, torturado e eventualmente morto sob ordens de James I poucos dias depois.

Como todo bom súdito britânico, os países do Commonwealth comemoram a prisão de Guy Fawkes soltando fogos de artifício todo dia 5 de Novembro. Estou escrevendo este post ao som de fogos do lado de fora da janela.

Guy Fawkes que me perdoe, mas assistir de camarote (de um dos vulcões ou praias de Auckland) aos fogos sendo soltos por tudo que é canto da cidade numa noite estrelada é uma vista impressionante!

Mais sobre a história de Guy Fawkes e a tal da "Trama da Pólvora" na Wikipedia.

1 comment:

Roberto Leão said...

Oi Meurer, blz? Não sei se lembras de mim, mas trabalhamos um tempo juntos na Thermus, no projeto Controller.RA. Eu fiquei lá por 3 meses apenas. Queria saber se poderíamos trocar umas idéias por e-mail. Estou me programando para tirar o visto Australiano e queria poder conversar com alguém que já esteve por lá (ou está por perto). Se puderes, é só me escrever: leao@inf.ufsc.br.

[]'s e tudo de bom
Roberto Leão